Empregabilidade acima dos 50 anos

Prepare-se para o mercado de trabalho

Como aumentar a empregabilidade para profissionais acima de 50 anos?
Após algumas pesquisas, analisando profissionais que já estão empregados, identifiquei atributos de diferenciação que podem contribuir para a sua carreira ou transição.

Apresento uma série de habilidades, competências e temas que contribuirão para que você continue atrativo para os olhos do mercado.

1) SAP (conhecimentos e certificação em ERPs (sistemas), pode fazer com que seu nível de empregabilidade salte de forma significativa, uma vez que esse profissional com aprofundamento nesse conhecimento é disputadíssimo no mercado de trabalho).

2) Excel (o velho e atual editor de planilhas eletrônicas é o queridinho de toda empresa, ter o conhecimento avançado faz gestores brilhar os olhos, pense nisso). Há vários sites com cursos ótimos e as vezes até gratuito para quem esta começando.

3) Idiomas (o idioma lhe abre portas, não tem jeito, se você está em uma oportunidade que não utiliza, provavelmente você está deixando de utilizar esse critério para alavancar sua carreira. Se já tem o idioma sugiro habilitar o segundo idioma no LinkedIn e deixe bem completo seu perfil. Os resultados podem ser surpreendentes.

4) BI (Business Intelligence lembro que em 2010 eu já ouvia muito se falar dessa tendência e hoje virou febre, se você não conhece busque conhecer e adicione em seu plano de desenvolvimento.

5) Google Ads e Facebook Ads (A área de vendas é o coração da empresa, mas ficar batendo porta tem seus dias contados, acrescente isso em seu plano de estudos e vai deslumbrar N oportunidades de automatizar suas vendas, ou de ingressar nessa área.

6) Oratória (Desenvolva essa habilidade e deixe de perder oportunidades).

7) Lean Manufacturing.

8) CPA 10, 20, Trade e etc... certificações do mercado financeiro e investimentos.

9) Certificações como DISC, PNL, Coaching. O profissional que utiliza esse conhecimento como ferramenta para resolução de problemas e geração de ideias, se destacam pela postura e rapidez na solução.

10) Conhecimentos em Fiscal e Tributário. Qual empresa não precisa? Né não?

11) Contabilidade. Se seu CRC não está ativo, acorda e ative o mais rápido possível. Não tem vaga para todo mundo, e muitos altos executivos estão saindo das empresas para montar negócios, o aumento da contratação PJ também é outro fator que influencia positivamente hoje você manter o CRC ativo e dar apoio a essa demanda de mercado.

12) Gestão de Pessoas. Ter inteligência emocional e desenvoltura para liderar e desenvolver equipes, tende a ser algo cada vez mais especial.

13) Certificação e conhecimento em metodologias ágeis.

Esses conhecimentos unidos com uma grande bagagem profissional pode ser um diferencial incrível, temos observado resultados incríveis em profissionais com esses conhecimentos. Se você não está sendo chamado para entrevistas, além de melhorar o currículo e LinkedIn pense nesses atributos de diferenciação.

Bom aproveite, pense, repense, compartilhe com os amigos e para todos aqueles que de alguma forma está encontrando dificuldades para definir estratégias que venham a aumentar o exito em sua recolocação.