Carta de Apresentação

Saiba como criar uma carta de apresentação de forma fácil e atrativa, visando aumentar o interesse do recrutador a visualizar o seu currículo.

Saiba o que deve e o que jamais deve fazer em uma carta de apresentação...


Ao enviar uma carta de apresentação, o candidato está apresentando os seus principais propósitos, qualificações e habilidades que podem vir a contribuir para a empresa.


Cuidado: 


Uma carta mal elaborada e feita de qualquer jeito, pode mandar seu currículo direto para lata do lixo ou ao arquivo morto de currículos, aquela pasta que o recrutador dificilmente voltará um dia.

Erros comuns:

Nunca mencione atributos pessoais, pois é uma carta profissional, um documento.

Deixe para falar apenas de seus atributos profissionais;

A carta deve ter o resumo de seu histórico de carreira, portanto seja breve e coloque apenas o que for mais importante. A Carta de Apresentação deve ter 1 folha no máximo, jamais se estenda muito, pois os recrutadores nem pegam para ler cartas grandes;

Evite colocar informações incompletas, como:

Curso de inglês básico incompleto, formação acadêmica incompleta, entre outras, pois podem ser vistas de forma negativa e prejudicar o contato inicial com o empregador.

OPORTUNIDADE - PORTA DE ENTRADA

A carta é o seu primeiro contato com a empresa, dessa maneira deve agir como se fosse uma peça publicitária, com objetivo de despertar o interesse do recrutador da empresa em seu perfil profissional.

 Despertar o Interesse:

 A empresa quer que você apresente suas qualificações resumidamente e de forma direta, além de que você demonstre interesse na organização. Use a carta para vender suas habilidades.


Modelo 1:

Prezado(a) Senhor(a), (se for o caso, nomear)

De acordo com a indicação do Sr. José dos Santos, envio meu currículo para avaliação.

Há cinco anos atuo na área de promoção e marketing da empresa “XYZ”, desenvolvendo projetos de divulgação de marca na área educacional e também na organização de eventos para o público interno e externo da empresa.

Neste momento, busco novos desafios no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento da minha carreira e contribuir com a minha expertise para melhorar ainda mais o posicionamento da empresa XYZ no mercado nacional. 

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Assinatura



Modelo 2:

Caros Senhores, (se for o caso, nomear)

Estou em busca de uma nova oportunidade de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características se destacam: adaptabilidade por ter a experiência em vários segmentos do mercado, dedicação e responsabilidade na participação de projetos de reestruturação de áreas, onde obtive o reconhecimento profissional através de uma nova função na empresa. Continuo buscando aprimoramento profissional através de cursos e formações acadêmicas, para me manter atualizado com as novidades da minha área de atuação, e dessa forma contribuir com o crescimento da empresa.

Informo ainda que tenho disponibilidade para viagens, de acordo com a necessidade da empresa.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente, Assinatura



Conquiste o seu emprego dos sonhos.